E a saúde da sua mente como está?

O tema Janeiro Branco, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para as questões relacionadas à saúde mental e emocional, e estimular a compreensão sobre os riscos e danos causados. 

Esse tema acontecer em janeiro, é estratégico, tem como ideia iniciar um novo ciclo de forma mais saudável e mais tranquila, propondo a reflexão sobre suas emoções, relacionamentos e expectativas para o novo ano que se iniciou. 

Fim de ano, é comum as pessoas ficarem frustradas com os resultados obtidos no ano que passou e com isso uma ansiedade excessiva por medo de não saber o que virá, se instala, então estimular o controle das emoções é a iniciativa correta para garantir maior estabilidade psicológica.

Essa campanha, que não tem prazo de validade, tem a intenção de estimular na sociedade a prevenção dos problemas mentais causados, como por exemplo, o estresse e a ansiedade, salientando a importância dos cuidados com a saúde mental. 

Se houve muito falar do cuidado com a saúde física e pouco sobre a saúde mental, porém os problemas relacionados a ela, podem ter consequências graves, podendo influenciar, inclusive, no aparecimento de outras doenças físicas e emocionais.

Problemas mentais e emocionais, não escolhem idade para se instalar, porém em idosos há um maior cuidado, e quando percebido em processo inicial, pode ser evitado doenças crônicas. 

Continue a leitura e veja algumas dicas para ajudar o idoso a se manter mais disposto e ter mais qualidade de vida!

– Ajude-o a ter uma alimentação saudável: Uma alimentação saudável, contém nutrientes que ajudarão a controlar ou afastar doenças, garantindo que tenham mais energia e disposição;

– Estimule a prática de exercícios físicos: Previnem doenças mentais e emocionais, auxiliam no metabolismo e aliviam sintomas de certas enfermidades; 

– Promova a socialização: A socialização não só com a família, mas também com amigos e vizinhos. Estimular a fazer atividades em grupos como hidroginásticas, clubes de artesanatos e visitas a ambientes como museus e parques, ajudam na autonomia do idoso e contribuem para manter a mente saudável;

– Considere as vontades do idoso: Para ajudar com a autonomia do idoso, não basta apenas incentivar que realize as tarefas do dia a dia, é necessário também o respeito, a consideração e ouvir quais são suas vontades manifestadas. Não o tratar como incapaz, deixando-o realizar suas próprias atividades contribuem para seu emocional ficar saudável e a melhora de sua autoestima.

E lembre-se, não é só janeiro, a saúde mental e emocional deve ser respeitada e cuidada todos os dias, se houverem sinais de desgaste emocional, procure ajuda!

Siga nos acompanhando e mantenha-se bem informado!