Home Care, a origem

A origem e a história do Home Care no mundo e no Brasil

Home Care é uma palavra de origem americana, que traduzida para o português significa cuidado domiciliar. Esse termo se refere aos cuidados com a saúde realizados na residência, que podem ser paliativos e preventivos, como atendimentos pontuais e hospitalização domiciliar.

Surgiu com o objetivo de manter ou melhorar a condição geral do paciente, através de tratamentos aplicados no conforto e segurança do seu lar. 

A origem do Home Care se deu nos EUA – em 1796, no período pós-guerra. Inicialmente, os cuidados eram prestados aos pobres e enfermos, porque o hospital era considerado um local insalubre, com doenças contagiosas e altas taxas de mortalidade, fazendo com que os tratamentos acontecessem no lar do paciente.

Até o ano de 1905, enfermeiras realizavam visitas aos enfermos nos domicílios, prestando todos os cuidados. Com o investimento público nas ações de saúde e educação, ocorreram mudanças no sistema de saúde domiciliar dos EUA.

Graças ao trabalho realizado pelas enfermeiras visitantes e comunitárias, a partir de 1950 os casos de mortalidade e de doenças contagiosas diminuíram consideravelmente.

Na década de 70, com o aumento de internações em hospitais por doenças crônicas e degenerativas, os custos de tratamento ficaram elevados para os planos de saúde, fazendo com que o serviço de Home Care fosse considerado uma opção para a redução de custos, aumentando assim a sua demanda.

No Brasil, a primeira empresa de Home Care, surgiu em 1986 no Rio de Janeiro. A partir daí houve a necessidade da integração de uma equipe multidisciplinar nos cuidados domiciliares, para melhor assistir os pacientes, como cuidadoras, enfermeiras, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogas, assistentes sociais, serviços de laboratório, exames, odontologia, dentre outros.

Como vimos, o serviço de Home Care promove um atendimento personalizado ao paciente, acelerando a sua recuperação, além disso, os riscos de infecção hospitalar são minimizados. 

A procura pelo atendimento Home Care aumentou com a pandemia do coronavírus, pelo medo de uma hospitalização, como também para tratar complicações pós covid, como dificuldade em respirar, atrofia muscular e até mesmo crises de ansiedade.

Com o Home Care o paciente é beneficiado não só com os recursos profissionais disponibilizados, mas também com o apoio emocional recebido dos familiares, fundamental durante o tratamento. A recuperação em casa se torna mais agradável e tem trazido inúmeros benefícios, principalmente, para a saúde mental dos pacientes.

O serviço é indicado para qualquer pessoa que necessite de cuidados que exigem um acompanhamento profissional, como o de cuidadores, enfermeiras, etc.

Na Palliative Care contamos com serviços completos e exclusivos que, acima de tudo, visam o bem-estar e a qualidade de vida do paciente no ambiente domiciliar.

Temos uma equipe técnica especializada para te atender!

Veja mais sobre a Palliative Care navegando pelo site ou entre em contato para mais informações. 

#homecare #cuidadospreventivos #saude #saudeemcasa #cuidadospaliativos #palliativecare #vida #medicina #hospitalar #hospitalizacao #idosos #pacientes #tratamentopaliativo #tratamentopreventivo #doencascontagiosas #tratamentoemcasa #atendimentodomiciliar #doencascronicas #doencasdegenerativas #enfermeiras #recuperacao #covid #coronavirus #expectativadevida #saudemental #tratamentopersonalizado #bemestar